Sala de Imprensa - Notícias
25/09/2017 20:00 - Lays Angelica Peixoto Santos

Detran/AL promove curso para motoristas de transporte escolar

Aula inaugural aconteceu nesta segunda-feira (25), no município de União dos Palmares, em alusão à Semana Nacional de Trânsito

Texto de Maria Alliny Torres

Com o intuito de capacitar os condutores, informado-os sobre os seus direitos e deveres, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), por meio da Chefia de Educação para o Trânsito, promoveu, nesta segunda-feira (25), no município de União dos Palmares, a aula inaugural do curso direcionado a motoristas de transporte escolar.

O curso, que ocorre em parceria com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de União dos Palmares, possui como principal objetivo diminuir as irregularidades dos condutores no que se refere à capacidade mínima exigida para a condução de estudantes e solucionar problemas relativos aos veículos e suas condições precárias, evitando que acidentes ocorram no Estado.

(Fotos: Ascom/Detran)

Com carga horária de 50 horas para os que estão fazendo o curso pela primeira vez, e 16 horas para os que já participaram e buscam apenas uma atualização, os motoristas terão aulas relacionadas à legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente, convívio social e relacionamento interpessoal.

De acordo com a chefe de Educação para o Trânsito do Detran/AL e também instrutora do curso, Ana Buarque, o projeto busca capacitar os motoristas para que a direção seja realizada de maneira responsável e consciente, onde todos saibam quais as regras a cumprir e prevenir que falhas aconteçam.

“Vamos discutir com os motoristas sobre o que diz o Código de Trânsito Brasileiro sobre a condução de estudantes. Quais os veículos autorizados e itens necessários que se devem ter para essa prática. O cuidado com o transporte escolar é imprescindível para evitar que os acidentes ocorram”, ressaltou Ana Buarque.

A capacitação irá abranger todos os municípios alagoanos, e podem participar condutores com idade superior a 21 anos, com habilitação, no mínimo, na categoria ‘D’, não ter cometido nenhuma infração grave, gravíssima ou ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses, e não pode estar cumprindo pena de suspensão ou cassação do direito de dirigir.

 

Simpósio

Nesta terça-feira (26), o Detran/AL, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), promover um grande simpósio em alusão ao encerramento da Semana Nacional de Trânsito (SNT).

O evento, que terá como tema ‘Transparência, Legislação e Trânsito’, será marcado pela presença de autoridades influentes no país e irá debater assuntos atuais da realidade do trânsito brasileiro, com ênfase na fiscalização e controle do transporte escolar em Alagoas.

Departamento Estadual de Trânsito
Governo do Estado de Alagoas

0800 082 0194 | 4002 2194

Av. Menino Marcelo, 99
Cidade Universitária, 57073-470
Maceió - Alagoas
Governo do Estado de Alagoas © 2002-2017