Institucional

Serviço Social

Serviço de Orientação às Vítimas de Acidentes de Trânsito

O Serviço Social, por meio do DETRAN/AL, atende diariamente vítimas de acidentes de trânsito e/ou familiares com o objetivo de socializar os direitos na área de trânsito, especialmente sobre o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). Na abordagem é realizada uma entrevista social para apreender as condições socioeconômicas dos usuários e a dinâmica do acidente, visando traçar o perfil destas vítimas e assim subsidiar  intervenções educativas consequentes para prevenção de acidentes de trânsito. 

Durante o atendimento são prestados todos os esclarecimentos acerca de como se deve acessar o seguro (documentações, prazos, valores, etc.), evidenciando que não é necessário contratar intermediários, visto que é um processo administrativo e que pode ser providenciado pela vítima e/ou familiar.

O atendimento é realizado no período de 8h as 14h, podendo ser agendado por meio do endereço http://www.detran.al.gov.br/educacao/agendamento-dpvat. ou o usuário pode ser atendido sem a necessidade de agendamento. Também é realizado atendimento por telefone (82)3315-3806 e por e-mail servicosocial@detran.al.gov.br

Seguro DPVAT

O Seguro DPVAT é obrigatório, foi criado por lei, em 1974. A Lei 6.194/74 determina que todos os veículos automotores de via terrestre, sem exceção, paguem o Seguro DPVAT. A obrigatoriedade do pagamento garante às vítimas de acidentes com veículos, sejam elas condutores, passageiros ou pedestres, o recebimento de indenizações nos casos de Reembolso de Despesas Médicas e Hospitalares, Invalidez Permanente e Morte. 

O Seguro DPVAT é administrado pela Seguradora Líder dos Consórcios DPVAT que tem como missão “Assegurar à população em todo o território nacional, o conhecimento pleno e o acesso facilitado aos benefícios do Seguro DPVAT, administrando com transparência e competência os recursos que lhe foram confiados, em colaboração com seus acionistas, empregados e parceiros”.



ATIVIDADES 

  • Atendimentos presenciais, de 08:00 às 14:00 horas, onde é realizada a entrevista social para traçar o Perfil socioeconômico das vítimas de acidentes de trânsito;
  • Palestras em associações, ONG’s, escolas, canteiros de obras da construção civil, Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), instituições privadas e públicas de uma forma geral;
  • Atendimentos por telefone e atendimentos on-line;
  • Visitas técnicas domiciliares, hospitalares, institucionais;
  • Socialização do trabalho desenvolvido em Congressos, Seminários, Fóruns, na área de trânsito e outras áreas afins. 
Departamento Estadual de Trânsito
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