Sala de Imprensa - Notícias
19/07/2017 14:00 - Lays Angelica Peixoto Santos

Infratores de trânsito também prestarão serviço ao Corpo de Bombeiros

.

Termo de cooperação foi firmado entre a autarquia, o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Justiça de Alagoas nesta quarta-feira (19)

 

Texto de Maria Alliny Torres


Com o compromisso de estimular a mudança de comportamento no ambiente trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) firmou, na manhã desta quarta-feira (19), junto ao Tribunal de Justiça e o Ministério Público Estadual (MPE/AL), um termo de cooperação que determina que os réus de crimes de trânsito cumpram a condenação em forma de serviço prestado ao Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AL).


O convênio entre o Detran/AL e o Tribunal de Justiça para que os condutores infratores cumpram a penalidade de maneira que seja a favor da própria população, em um contexto de caráter social prestando horas de serviço na autarquia e na operação Lei Seca, foi firmado em abril deste ano com a presença do Governador Renan Filho.


Com este novo termo de cooperação, a ação se expande para que os apenados também presenciem, junto ao Corpo de Bombeiro, a realidade de salvar vítimas de acidentes de trânsito, que muitas vezes são ocasionados por irresponsabilidades, como a embriaguez ao volante e participar também ativamente do trabalho administrativo realizado dentro da corporação.


O diretor-presidente do Detran/AL, Antônio Gouveia, ressaltou durante a reunião, a importância de promover a conscientização pedagógica nos cidadãos, para que assim os acidentes de trânsito diminuam em todo o Estado.


“A perspectiva do Detran de Alagoas é que essas pessoas prestem suas horas dentro do órgão e também dentro do Corpo de Bombeiros, estamos ampliando os ambientes pedagógicos com o único objetivo de gerar a mudança de comportamento do condutor infrator”, enfatizou o diretor.


O comandante geral da corporação, coronel Adriano Amaral, parabenizou a presidência do Detran/AL pela iniciativa e salientou que a partir desta ação, o condutor infrator irá perceber efetivamente o valor de uma vida e a dificuldade que os profissionais da corporação possuem em realizar o salvamento de uma vítima de trânsito.


“Este é um projeto que irá conscientizar bastante o infrator daquilo que ele faz no trânsito. Ele estará dentro de uma viatura do corpo de bombeiros presenciando um acidente, e também irá aprender a manusear os materiais e equipamentos. Essa pessoa, após perceber o valor de uma vida, se tornará sem dúvida uma multiplicadora de boas ações no trânsito”, explicou o coronel Amaral.  


A solenidade contou com a presença do Juiz Odilon Marques Luz, da 14ª Vara Criminal de Maceió, dos promotores de justiça Lucas Sachida e Dalva Tenório, dos apenados e também dos servidores da autarquia e representantes de entidades.

Departamento Estadual de Trânsito
Governo do Estado de Alagoas

0800 082 0194 | 4002 2194

Av. Menino Marcelo, 99
Cidade Universitária, 57073-470
Maceió - Alagoas
Governo do Estado de Alagoas © 2002-2017