Sala de Imprensa - Notícias
04/09/2017 00:00 - Lays Angelica Peixoto Santos

Detran/AL coordena reunião para intensificar fiscalização de transporte escolar

Motoristas serão submetidos à capacitação e instrução normativa será publicada em breve apresentando detalhes da atuação de cada órgão

Texto de Lays Peixoto

Preocupado com a regulamentação, controle e fiscalização do transporte escolar em Alagoas, o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Antonio Carlos Gouveia, coordenou na tarde desta segunda-feira (4), uma reunião com representantes de diversos órgãos e entidades para discutir ações de prevenção aos acidentes de trânsito com esse tipo de veículo.

Em sua fala de abertura, Antonio Gouveia falou sobre a importância da integração de todos os envolvidos na criação de um ambiente de cumplicidade, com propósitos que tenham como ponto nuclear salvar vidas. Na oportunidade, o gestor também ressaltou que será construída uma instrução normativa que irá apresentar o modus operandi de atuação de cada órgão.  

“Nesta manhã, fomos surpreendidos por um acidente lamentável envolvendo um ônibus escolar no município de Craíbas deixando crianças feridas, e isso só reforça que precisamos agir para que acidentes como esse, e outros já registrados, sejam evitados. O intuito do Detran/AL também é capacitar e ofertar cursos de reciclagem destinado a esses motoristas, para que atitudes seguras sejam praticadas”, destacou o presidente da autarquia.



  


Segundo o superintendente da Controladoria Geral da União (CGU), José William Gomes da Silva, a fiscalização do transporte é fundamental para que seja averiguado se o motorista possui a habilitação com a categoria adequada e se o veículo está em boas condições para circular, após ser submetido a uma vistoria veicular que irá verificar os principais itens de segurança.

O encontrou contou com a presença de representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Controladoria Geral da União (CGU), Conselho de Segurança Pública (Conseg), Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Tribunal de Contas da União (TCU). Além de técnicos do Detran/AL, das chefias de educação e segurança no trânsito, veículos e infrações.