Sala de Imprensa - Notícias
29/11/2017 18:00 - Lays Angelica Peixoto Santos

Funcionários do Grupo Coringa participam de blitz educativa conduzida pelo Detran/AL

Ação teve o objetivo de promover a mudança de comportamento dos condutores e prevenir acidentes de trabalho

Ascom Detran

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), com o propósito de trabalhar a população para a percepção dos ricos do trânsito de forma vivencial, realizou nesta quarta-feira (29), uma blitz educativa no município de Arapiraca, para os funcionários do Grupo Coringa em alusão à Semana de prevenção de acidentes (SIPAT) que é realizada todos os anos pela empresa.

A atividade que também faz parte das ações realizadas pela equipe do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), composta por integrantes das áreas da educação, saúde e segurança no trânsito foi marcada pela presença da equipe Lei Seca, que promoveu uma fiscalização exclusivamente educativa, sem efeito punitivo, alertando os condutores do Grupo Coringa sobre as atitudes seguras no trânsito, fatores de risco envolvendo a mistura de álcool e direção e a importância do uso de equipamentos obrigatórios.   

De acordo com o coordenador da operação em Alagoas,tenente Emanuel Costa, a Blitz educativa nas empresas faz parte da nova visão de humanização do órgão que além disso, leva palestras para faculdades e escolas e visita bares e restaurantes.

“Estas atuações não tem um intuito de punição e sim de fazer com que as pessoas reflitam sobre o modo como dirigem. Hoje 70% dos acidentes são causados pelo uso do celular ao dirigir. Já o alcoolismo tem diminuído substancialmente. Em 2017 representou apenas 15% dos casos. Esses números também são reflexo do trabalho preventivo e educativo que realizamos em todo Estado”, enfatizou.

Durante a palestra houve depoimentos de pessoas comuns e de funcionários que tiveram alguma perda proveniente da imprudência no trânsito. “Perdi meu irmão que foi imprudente e bebeu antes de dirigir. Hoje tento conscientizar outras pessoas para que não cometam o mesmo erro que ele cometeu”, explicou o funcionário Ademar Teles do setor de Manutenção, que perdeu seu irmão vítima de acidente de trânsito.

Para o Gerente Comercial e de Marketing do Coringa, Sérgio Murilo, a participação do Detran/AL no evento não só conscientiza, mas previne acidentes na família de cada funcionário que trabalha na indústria. “Excelente esta iniciativa do Detran nas empresas. Multiplicar este conhecimento poderá salvar a vida da família e dos amigos de cada funcionário presente. Pois se cada um passar para frente estas informações, a vida de muita gente estará sendo poupada”, concluiu.


Departamento Estadual de Trânsito
Governo do Estado de Alagoas

0800 082 0194 | 4002 2194

Av. Menino Marcelo, 99
Cidade Universitária, 57073-470
Maceió - Alagoas
Governo do Estado de Alagoas © 2002-2017