Sala de Imprensa - Notícias
02/10/2017 18:00 - Lays Angelica Peixoto Santos

Detran/AL participa de seminário em alusão ao Dia Internacional do Idoso

Evento promovido pelo Ministério Público Estadual discutiu as garantias e a efetivação dos direitos acima de 60 anos

Texto de Maria Alliny Torres
Fotos Ascom MPE/AL

Em alusão ao Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) participou, nesta segunda-feira (2), do seminário ‘Direitos da Pessoa Idosa: dignidade humana em primeiro lugar’, promovido pelo Ministério público Estadual (MPE/AL).

Com o lema ‘É com as pessoas idosas que podemos aprender mais’, o evento teve como principal objetivo discutir as garantias e a efetivação dos direitos das pessoas com mais de 60 anos. O seminário abordou temas relacionados à necessidade de estimular a compreensão dos direitos do idoso e, também, crimes específicos que são cometidos contra estes cidadãos.

A chefe de Educação para o Trânsito do Detran/AL, Ana Buarque, palestrou para os presentes sobre a realidade da pessoa idosa no trânsito, esclarecendo dúvidas sobre os direitos, e ressaltou a importância do respeito e educação no trânsito.


“É um momento importante, que nos dá a oportunidade de enfatizar temas que colaboram com uma melhor qualidade de vida dos idosos. Tratamos sobre a mobilidade urbana e o idoso, sobre o direito que eles possuem a vagas especiais de estacionamento e ao transporte coletivo gratuito após 65 anos, além dos principais cuidados que um condutor idoso deve ter no trânsito”, explicou a servidora da autarquia.

Ela ressaltou os principais sinais que indicam uma necessidade de o condutor parar de dirigir, como ter sofrido uma série de pequenas colisões, falta de concentração ao dirigir, dificuldade de assimilação de trânsito com rapidez e passar no sinal vermelho por confundir as cores.

O seminário também foi marcado com palestras das promotoras de Justiça Micheline Tenório e Gilcele Dâmaso, da advogada Cosmélia Folha e da psicóloga Núbia Matta. Ao final do evento, houve homenagens e apresentações artísticas de grupos de idosos.

Departamento Estadual de Trânsito
Governo do Estado de Alagoas

0800 082 0194 | 4002 2194

Av. Menino Marcelo, 99
Cidade Universitária, 57073-470
Maceió - Alagoas
Governo do Estado de Alagoas © 2002-2017